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Desenvolvimento de conteúdos educacionais: dimensões sobre conceitos, gestão e produção

FILATRO, A.; CAIRO, S.. Produção de conteúdos educacionais:. design instrucional, tecnologia, gestão, educação e comunicação. São Paulo: Saraiva, 2017.

O livro “Produção de Conteúdos Educacionais: design instrucional, tecnologia, gestão, educação e comunicação”, desenvolvido por Andrea Filatro com a colaboração de Sabrina Cairo, aborda como tema central a produção de conteúdos voltados para o ensino. O livro é dividido em três partes: a primeira apresenta as dimensões conceituais que alicerçam a produção de conteúdos educacionais; a segunda parte trata da gestão de projetos, apresentando as etapas e de que forma o planejamento é seguido até a concretização do produto ou processo educacional; e a terceira parte apresenta as atividades de produção inseridas no projeto que resultará em um conteúdo educacional.

A primeira parte do livro se divide em cinco capítulos. O primeiro, denominado “Dimensão Tecnocientífica”, faz um apanhado sobre a natureza dos conteúdos educacionais e apresenta formas de organização curricular de acordo com dimensões sobre os quais o aprendizado é pautado, perpassando pelos conteúdos, competências, habilidades e ações desenvolvidas no decorrer do processo formativo. As autoras trabalham na perspectiva da taxonomia afetiva de Bloom e dos questionamentos de Tyler (1974)TYLER, R. Princípios básicos de currículo e ensino. Porto Alegre: Globo, 1974., que apresentam questões norteadoras de currículos, abarcando propósitos, experiências e objetivos educacionais. A tipologia dos conteúdos educacionais propostas por Zabala (1998)ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. também é discutida, considerando o termo “conteúdo educacional” como tudo aquilo que se deve aprender, considerando aspectos conceituais, cognitivos e relacionais.

No capítulo dois, “Dimensão Pedagógica”, são discutidas as principais correntes teóricas que explicam o processo de aprendizado. Ao conhecer o contexto e as necessidades dos aprendizes, é possível pautar o conteúdo educacional em uma perspectiva que auxilie o aluno a desenvolver competências e habilidades contextualizadas às suas necessidades, visando o seu desenvolvimento.

No capítulo três, “Dimensão Comunicacional”, as autoras discutem a perspectiva de interlocução, na qual emissor e receptor configuram-se como coautores da mensagem. Pensando nisso, as autoras discutem que o especialista que planeja e constrói o conteúdo educacional deve construir um quadro mental, pensando a quem o produto se destina. Elas orientam como construir materiais educacionais capazes de promover a aproximação, a motivação e o prazer intelectual entre alunos e professores.

No capítulo quatro, intitulado “Dimensão Tecnológica”, citando Moore e Kearsley (2007)MOORE, M. G.; KEARSLEY, G. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Thomson Learning, 2007., as autoras definem as tecnologias como veículos comunicacionais de mensagens representadas em uma mídia, configurando canais de comunicação. As autoras também abordam os objetos de aprendizagem e os caracterizam como um padrão que permite organizar recursos de aprendizagem isolados em um pacote fechado e autocontínuo por meio de metadados.

O capítulo cinco, “Dimensão Organizacional”, discute a produção de conteúdos educacionais a partir do aspecto sistêmico, que considera o conteúdo educacional como uma coleção de objetos cujas características não podem ser divididas em elementos composicionais. Dessa forma, o projeto ou produto que se está planejando, apesar de suas partes e etapas de desenvolvimento, deve apresentar funcionamento orgânico, com feedback e reatroalimentação, constituindo autorregulação. Para explicar esses aspectos, o capítulo apresenta modelos de produção e de gestão de projetos.

A segunda parte do livro é denominada “Gestão de Produção” e é composta por três capítulos que apresentam planos, etapas e gerência de projetos. O capítulo seis apresenta uma visão geral dos projetos. Segundo Filatro e Cairo (2017)FILATRO, A; CAIRO, S. Produção de conteúdos educacionais: design instrucional, tecnologia, gestão, educação e comunicação. 1. ed., São Paulo: Saraiva, 2017., a metodologia de gestão de projetos é necessária para sincronizar e integrar todas as etapas do mesmo. Assim, são apresentados vários modelos utilizados na gestão de projetos e como podem ser geridas as partes de um projeto.

O capítulo sete discute o Design Instrucional, que, segundo as autoras, prescreve como assegurar que as pessoas aprendam em situações específicas. O Design Instrucional tem o papel de identificar um problema ou uma necessidade de aprendizagem para desenhar uma proposta que atenda esse problema ou necessidade, para depois implementar e avaliar a solução. Existem vários modelos de Design Instrucional que seguem as seguintes fases: identificação de uma necessidade, projeção de uma solução (design), desenvolvimento da solução (produção), implementação da solução (aplicação) e avaliação da solução (resultados).

No capítulo oito, as autoras se debruçam sobre o plano do projeto e trabalham o triangulo de prioridades: escopo, custo e tempo.

A terceira parte do livro, intitulada “Atividades de Produção”, é dividida em quatro capítulos e apresenta aspectos mais práticos da produção de conteúdos educacionais, ao abordar formas de como desenvolver as etapas. No capítulo nove, denominado “Análise Contextual”, as autoras discutem blocos de interesse para a produção, que são: identificação de necessidades de aprendizagem, caracterização do público, levantamento de potencialidades e restrições institucionais. Para análise do contexto ao qual o conteúdo educacional será destinado, as autoras indicam fazer coleta de dados por meio de vários instrumentos como entrevistas, questionários e afins. As autoras apresentam, no capítulo, vários modelos consolidados para trabalhar a motivação com os alunos.

No capítulo 10, as autoras discutem o planejamento educacional. Segundo elas, o planejamento deve prever a apresentação de conteúdos e a proposição das atividades, levando em conta o contexto dos alunos, objetivos de aprendizagem, atividades práticas e afins.

No capítulo 11 as autoras apresentam diversas técnicas e recursos que auxiliam na autoria de conteúdos educacionais o orientam sobre a voz do autor no produto, ineditismo e outros aspectos inerentes a autoria. No capítulo 12, as autoras abordam a produção de roteiros para diferentes tipos de produtos que podem ser voltados para o ensino como vídeos, hipermídias, histórias em quadrinhos, entre outras produções.

Por meio do texto, as autoras apresentam como podem ser construídos produtos e conteúdos educacionais que se preocupem com problemas e possíveis estilos de aprendizado dos estudantes. Assim, é possível que o leitor tenha conhecimento não só das etapas que se seguem ao longo da construção, como também entenda a importância de cada uma delas, para que, desta forma, consiga adotar um planejamento sólido e eficaz caso venha a desenvolver conteúdos educacionais.

Referências

  • FILATRO, A; CAIRO, S. Produção de conteúdos educacionais: design instrucional, tecnologia, gestão, educação e comunicação. 1. ed., São Paulo: Saraiva, 2017.
  • MOORE, M. G.; KEARSLEY, G. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Thomson Learning, 2007.
  • TYLER, R. Princípios básicos de currículo e ensino Porto Alegre: Globo, 1974.
  • ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    27 Abr 2020
  • Data do Fascículo
    Jan-Apr 2020

Histórico

  • Recebido
    20 Maio 2019
  • Aceito
    10 Dez 2019
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